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Newsletter: o formato ideal para produtores de conteúdo

Lara Ximenes 11 min de leitura 28 de dezembro de 2021
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Você assina newsletters? Esse formato, que une a objetividade das notícias à subjetividade das cartas, vem crescendo cada vez mais e nós vamos te contar o porquê. Além disso, vamos explicar a diferença entre newsletter e e-mail marketing e indicar 10 exemplos de newsletters inovadoras e informativas para você assinar. 

Newsletters e o poder da atenção

Um dos recursos mais poderosos da atualidade é a atenção. A transformação digital trouxe inovação e praticidade, mas também trouxe uma enorme sobrecarga de conteúdos. Empresas, marcas e plataformas estão constantemente disputando pela nossa atenção, oferecendo informações em todos os lugares da internet, como redes sociais, anúncios em sites e conteúdos patrocinados.

Mas, quando todo mundo está falando ao mesmo tempo, fica difícil focar a atenção em uma coisa só de forma integral, não é? Por isso, não é incomum encontrar pessoas que periodicamente fazem um detox de redes sociais, por exemplo.

É nesse cenário que a newsletter ganha mais destaque, atuando como uma espécie de filtro no excesso de informações. Por um lado, assinantes de newsletters conseguem se informar de forma menos imediatista. Por outro, os jornalistas e produtores de conteúdo conseguem comunicar de forma mais aprofundada e direta. Tudo isso atrelado a três pilares da newsletter, que são verdadeiros indicadores de sucesso desse formato.

Três indicadores de sucesso da newsletter

Os pilares abaixo foram mapeados e identificados por Beatriz Guarezi, fundadora da newsletter Bits to Brands – e explicam um pouco do sucesso desse formato nos tempos atuais:

  • Autorização: quando você assina uma newsletter, está optando por livre e espontânea vontade receber atualizações periódicas sobre um determinado assunto, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Bem diferente de posts diários nas redes sociais, em que sua dentista está falando ao mesmo tempo em que o guru de negócios tenta te vender um curso – tudo isso em meio a um bombardeio de anúncios. 
  • Respeito ao tempo de cada um: com exceção de boletins de notícia diários, a maioria das newsletters não demanda uma leitura imediata e instantânea. O assinante pode reservar um momento na semana para ler com calma, ou simplesmente escolher se aprofundar mais em um dos variados temas enviados.
  • Independência de algoritmos: na newsletter, o alcance não depende de algoritmos como em outras plataformas. Contanto que siga as diretrizes da plataforma de envios para não ser configurado como spam, o e-mail vai diretamente para todos os contatos da base.

Mas atenção! Não confunda e-mail marketing com newsletter.

O e-mail marketing tem o objetivo de promover uma oferta, promoção e um relacionamento de determinada empresa com seus clientes. 

Já a newsletter é, como dito anteriormente, uma junção da notícia com a carta: uma curadoria de conteúdos com estrutura fixa, frequência clara (geralmente informada quando o assinante vai se inscrever) e atualizações constantes sobre um ou mais temas pré-estabelecidos.

Agora que você já sabe o que é uma newsletter e porque esse formato está em alta, vamos te indicar 10 newsletters brasileiras que você precisa conhecer para se manter atualizado!

  1. Bits to Brands

    Em 2018, a especialista em branding Beatriz Guarezi iniciou a Bits to Brands, projeto com o objetivo de conversar sobre a interseção entre marcas e tecnologia. Desde então, as newsletters da Bits apresentam tendências e insights acerca de marcas inovadoras e o mercado tech, trazendo reflexões sobre como essas áreas impactam a sociedade e nossos comportamentos. É ideal para curiosos e entusiastas da inovação digital.

    Periodicidade: semanal

  2. Gênero e número

    A Gênero e Número é uma organização de mídia orientada por dados, com foco em qualificar o debate sobre equidade de gênero. O papel do jornalismo de dados é extrair informações da web e torná-las acessíveis por meio da narrativa jornalística, utilizando ferramentas como Big Data e Github. As jornalistas da Gênero e Número se apropriam desses meios para criar reportagens com dados mais precisos e contextualizados. No portal, também são disponibilizadas as bases de dados consultados ou levantados pela GN em suas matérias. Na newsletter, elas selecionam as matérias com maior destaque para enviar à base de assinantes de forma gratuita. Também é possível apoiar o projeto com assinaturas mensais de R$12 a R$100.

    Periodicidade: mensal

  3. Giro Latino

    Com a proposta de fazer uma cobertura especializada e aprofundada sobre os 20 países da América Latina, surgiu o Giro Latino, um veículo independente que noticia por meio de uma newsletter. Com mais de 100 edições da newsletter, a equipe também faz coberturas nas redes sociais e lançou um podcast com fatos curiosos da história e cultura latina, o Giro Latino Cast. Caso deseje apoiar o jornalismo independente, o leitor da news pode se tornar um assinante com mensalidades de R$10 a R$100.

    Periodicidade: semanal

  4. Cajueira

    A Cajueira é uma curadoria de conteúdos inspiradores, inovadores e plurais produzidos pelo jornalismo independente nos nove estados do Nordeste. “Os estados do Nordeste não são os ‘rincões’, ‘o Brasil profundo’ ou apenas um lugar de miséria e seca, embora esses sejam estereótipos utilizados de forma recorrente na mídia”, informa a descrição da newsletter no Twitter. A curadoria é feita por quatro jornalistas nordestinas (do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte), que se uniram para criar uma fonte de informações que dialogasse mais com a realidade da região.

    Periodicidade: quinzenal

  5.  Termômetro e Polígono (Núcleo Jornalismo)

    Indicação 2 em 1! Iniciativa incubada na agência de pesquisas Volt Data Lab, o Núcleo Jornalismo cobre o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas. Com investigações baseadas em dados, o Núcleo vem explorando a produção jornalística em vários formatos – entre eles, as newsletters. Duas delas se destacam por trazer mais transparência ao governo, ao debate político e a políticas públicas, em diferentes esferas e localidades: as newsletters Termômetro e Polígono.

    A Termômetro é um newsletter dedicada a analisar, com bom humor, os assuntos mais importantes sobre o debate político nas redes sociais. Sua curadoria entende que as redes sociais têm sido uma importante ferramenta para qualquer lado do espectro político, com consequências que podem impactar nossas vidas. A partir daí, a newsletter leva para a caixa de entrada dos seus assinantes uma análise dos engajamentos, menções e repercussões do meio político naquela semana.

    A Polígono é uma newsletter que traz os principais assuntos e debates de ciência nas redes sociais. A newsletter é apoiada pelo Instituto Serrapilheira, instituição privada e sem fins lucrativos de fomento à ciência no Brasil. Para valorizar o conhecimento científico e aumentar ainda mais a sua visibilidade, a curadoria da Polígono é realizada pela pela jornalista Luiza Caires, editora do Jornal da USP e uma das principais vozes da divulgação científica no Twitter.

    Periodicidades: semanais

  6. Lente (Agência Lupa)

    A Agência Lupa foi a primeira agência de checagem de fatos no Brasil, sendo atualmente uma das principais plataformas de combate à desinformação da América Latina. Há seis anos, seu trabalho esclarece boatos, verifica imagens e checa discursos, evitando que fake news sejam proliferadas. Em 2021, a agência lançou a newsletter Lente, com um compilado sobre o combate à desinformação.

    Periodicidade: semanal

  7. Meio

    O Meio é uma newsletter informativa, com uma curadoria de notícias essenciais compiladas em uma leitura de oito minutos. A news chega pela manhã e sua curadoria tem como objetivo “reorganizar o que o digital desorganiza”, ou seja, filtrar o excesso de informações para entregar o que há de mais relevante, ajudando o leitor digital a começar o dia com “o mundo organizado na cabeça”. É possível fazer uma assinatura premium da newsletter, que garante alguns benefícios como uma edição extra da news aos sábados.

    Periodicidade: diária

  8. The Brief

    Produzida pela equipe do Tecmundo, a The Brief é uma newsletter focada nas notícias mais quentes sobre tecnologia, startups e negócios. Com humor e seriedade na medida certa, a equipe de jornalistas busca informar com inovação, contextualizando as informações mais interessantes na caixa de entrada dos assinantes todas as manhãs.

    Periodicidade: diária

  9. Manual do Usuário

    O Manual do Usuário surgiu a partir de uma inquietação do jornalista Rodrigo Ghedin com a cobertura jornalística de tecnologia no país.

    “Quando atuava no Gizmodo Brasil, onde era repórter, sentia falta de uma publicação menos acelerada, sem compromisso com o hard news (as notícias mais “cruas” do dia a dia), onde fosse possível apurar histórias, refletir e escrevê-las sem pressa. Foi para suprir essa lacuna que, no dia 15 de outubro de 2013, nasceu o Manual do Usuário”, afirmou na página da sua newsletter.

    A partir dessa premissa, a publicação cobre tecnologia de forma independente, para pessoas (por isso, o nome “usuário” no centro), “sempre aberta à experimentação”.

    Periodicidade: duas vezes na semana (quintas e sábados)

  10. The News

    A premissa da The News é te deixar “mais inteligente em 5 minutos”. De forma simples e bem-humorada, o canal faz um apanhado de tendências e notícias do Brasil e do mundo, principalmente nas áreas de tecnologia e mercado financeiro. Assim como o Meio, a The News visa informar o seu leitor pela manhã, garantindo que a sua caixa de entrada receba às 06:06 uma seleção minuciosa de notícias para começar bem o dia.

    Periodicidade: diária

É com alegria que encerramos nosso último artigo do ano com várias indicações incríveis! Agora é só escolher as propostas que mais combinam com o seu estilo de vida e se inscrever para começar o ano bem informado.

Antes de nos despedirmos, dois recados:

1. Assim como vários projetos mencionados no artigo, você também pode rentabilizar a sua newsletter jornalística com uma área de assinaturas. Quer saber como? Clica aqui que a gente te ajuda! 

2. A Robox também tem newsletter! Nós enviamos, mensalmente, uma curadoria de conteúdos sobre a economia recorrente e o mercado de assinaturas – com foco, principalmente, no mercado editorial. Clique aqui para se inscrever e até a próxima!

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