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Como otimizar o seu clube de assinaturas?

Matheus Albino 7 min de leitura 2 de outubro de 2020
otimizar um clube de assinaturas

Como otimizar um clube de assinaturas será o assunto principal deste artigo. Porém, antes de irmos direto ao assunto, vamos falar um pouco sobre esse modelo de negócio.

O clube de assinatura consiste em um modelo de negócio em que o cliente contrata um dos planos disponíveis e, de forma prática e confortável, recebe os produtos em casa.

Nesse sentido, ganhando destaque e em constante crescimento, até mesmo empresas que possuem e-commerce estão se adaptando a esse modelo de negócio. Mas, para ganhar popularidade nesse meio, é necessário oferecer ao cliente uma boa experiência.

Assim, diversas são as possibilidades de otimização que podem contribuir para o sucesso de seu clube e, neste artigo, iremos destacar algumas delas. Veja  como é possível otimizar um clube de assinaturas! 

Boa leitura!

Conheça o perfil dos seus clientes

Para conquistar o público não basta apenas colocar o seu clube no ar, existem algumas formas de deixar a gestão e o funcionamento de sua plataforma mais otimizados e proporcionando a melhor experiência para seus clientes. 

Mas, o primeiro passo para que suas ações sejam efetivas é identificar o perfil e o comportamento do público que consome o seu clube de assinaturas. Portanto, colete as características importantes da sua persona e defina as ações adequadas para conquistá-la.

Como otimizar um clube de assinaturas?

Para otimizar um clube de assinaturas em meio a tanta concorrência, é necessário que sejam tomadas algumas medidas. Confira cada uma delas a seguir.

Defina regras do seu clube de assinatura

Primeiro, para que não existam problemas ou formas constrangedoras de cobrança, defina cláusulas de pagamento e cobrança de forma estruturada, que permita controle diante de situações de inadimplência. 

A seguir, crie condições para diversas situações, como benefícios, quebras de contrato, multas e valores que venham a ser cobrados futuramente por qualquer motivo que seja.

O modelo de cobrança do clube de assinatura

A priori, defina um modelo de cobrança do plano – se será por semana em que houver consumo, mensalmente ou no formato que melhor se encaixe com o perfil do clube. Existem dois cenários para a definição.

  • Negócios que possuem um valor elevado – nesse caso pode levar um tempo para trazer resultados efetivos, então uma forma de não ser prejudicado nesse cenário é oferecer fidelidade de permanência para evitar a desistência do assinante antes de um período de tempo.
  • Negócios que tenham ênfase em fazer uma retenção em longo prazo – esses podem utilizar de modelos de cobrança como os pacotes promocionais. Neles podem ser oferecidos planos que tenham valores diferentes por duração. Por exemplo: uma assinatura mensal em que o assinante paga um valor, mas em um plano de 12 meses o valor da mensalidade é menor.

Método de pagamento do clube de assinatura

Uma forma de deixar mais prático o pagamento é através do débito recorrente, que realiza o pagamento automaticamente.

Dessa forma, isso possibilita ao cliente praticidade e comodidade, pois ele não vai se preocupar em lembrar da data nem precisará se locomover para fazer o pagamento.

Reconheça os bons pagadores 

Manter um bom relacionamento com os assinantes é um excelente diferencial. Além do mais, uma das formas de colocar isso em prática é recompensando os que estejam com pagamento em dia.

Portanto, ofereça descontos, brindes, presentes personalizados, faça com que seu cliente se sinta único, reconhecido e valorizado. 

Além de chamar a atenção mostrando cuidado e preocupação com seu cliente, isso serve como incentivo aos inadimplentes ou antigos assinantes que cancelaram seus planos. E lembre-se: nunca exponha ou intimide clientes devedores. 

Renegocie as dívidas 

Diversas circunstâncias podem acontecer fazendo com que seu cliente não consiga efetuar o pagamento, para isso é importante ser acessível para negociações. 

Então, ofereça a seus clientes a oportunidade de regularizar a situação e entenda que, quanto mais acessível for a oportunidade de regularização, ambas as partes ganham com o acordo. 

Possibilite o autoatendimento

Praticidade define bem o que o cliente busca ao assinar o seu clube. Sendo assim, crie um portal de fácil compreensão e com informações que sejam pertinentes para um autoatendimento.

A intenção é que o autoatendimento facilite ao máximo a assinatura de quem tiver interesse, para que o usuário já possa usufruir de seus serviços naquele momento. Isso vai ajudar também em casos de cancelamentos e suspensão de assinaturas. 

Trabalhe com as ferramentas corretas

É muito importante ter uma ferramenta que seja eficiente para a gestão e existem plataformas que ajudam oferecendo essas soluções tecnológicas. 

Nesse sentido, os softwares especializados no modelo de gestão de clubes de assinatura cuidam do controle, da gestão e até mesmo de cobranças e renovações automáticas das assinaturas. 

As métricas para controle do clube de assinatura

Para ajudar no acompanhamento de seu clube e ver os resultados das otimizações é interessante acompanhar algumas métricas. 

  • Receita Mensal Recorrente (MRR)

É a receita que é possível de ser obtida por meio da soma dos valores pagos por seus clientes que possuem assinatura do seu serviço. 

  • Taxa do Crescimento do Negócio (Growth Rate)

Essa taxa indica quanto o seu clube de assinaturas cresceu. O número é baseado no aumento da MRR. 

  • Churn rate

Essa taxa indica o número de cancelamentos e clientes perdidos em determinado período de tempo. 

  • Lifetime value

É a taxa que mostra qual é a média de receita que um cliente gasta na sua empresa. 

  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

São os números que indicam quanto está sendo investido para conquistar um cliente. 

  • Payback

Essa é uma taxa que indica quando surge o lucro para a empresa através de um cliente após certo tempo pagando por seu serviço.

***

Com essas informações você pode entender a diferença que faz a otimização do seu clube de assinaturas.

Para continuar se informando com conteúdos inéditos, não deixe de acompanhar nosso blog. Semanalmente lançamos conteúdos inéditos por aqui!

Até o próximo artigo!

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