
A chamada era digital, conhecida pela sua revolução tecnológica e pela introdução massiva de computadores e dispositivos inteligentes no dia-a-dia dos seres humanos, trouxe consigo novas preocupações. A necessidade de adaptação para essa nova realidade tem sido um processo pelo qual todos estão passando.
Nesse contexto, os meios de comunicação foram amplamente afetados. Os jornais e revistas impressos logo perceberam que teriam que abrir espaço para sites, e-mails e redes sociais. Nos últimos anos, influenciadores digitais, criadores de conteúdo e comunicadores independentes têm ganhado cada vez mais voz; ao mesmo tempo em que as editorias mais conhecidas e influentes conseguiram se consolidar no meio eletrônico. Um exemplo disso é a Folha de São Paulo, que passou de 218.557 exemplares digitais nos três primeiros meses de 2019 para 250.324 no início de 2020, segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC).
Além disso, especialmente nos últimos dois anos, com a crise sanitária causada pela Covid-19, a demanda pelo consumo de notícias online aumentou exponencialmente. Assim, podemos tratar dos – cada vez mais comuns – sistemas de recorrência.
O que é a recorrência e o sistema de cobrança recorrente
No dicionário, o significado de recorrência remete àquilo que é recorrente, ou seja, que se repete. Na prática, é uma ação de retorno, uma repetição frequente. Em um sistema de cobrança, pode-se afirmar que seu funcionamento parte desse mesmo princípio.
Nos negócios, a recorrência e o sistema de cobrança recorrente têm se tornado cada vez mais comuns. O motivo disso é a facilidade promovida pelo avanço tecnológico – o que permite que mais setores se utilizem dessa forma de cobrança – e o fato das empresas e negócios buscarem cada vez mais a fidelização de clientes, estratégia bastante beneficiada por esse modelo.
Sendo assim, um sistema de assinatura se configura como um sistema recorrente. A principal característica é o modelo de pagamento que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, diário… enfim, qualquer possibilidade que proporcione uma espécie de volta ou retorno constante do cliente à marca.
Os principais exemplos, nos dias atuais, são as academias e os streamings de músicas, filmes e séries. Mas a recorrência é uma velha conhecida do mercado editorial, que já costuma usar o sistema de assinatura há décadas. O grande desafio, porém, além da adaptação aos novos formatos digitais, é tornar a assinatura recorrente atrativa para o público-alvo atual.
O grande número de informações e a facilidade de acessá-las torna mais difícil convencer o consumidor a se associar a veículos específicos. Por isso, a busca por diferenciais e por maneiras de tornar o sistema de assinatura mais personalizado tem sido uma questão constante.
Como fazer a assinatura recorrente ser mais atraente para o público
Informação é importante para todo mundo. Desde as primeiras civilizações, a busca e divulgação de conhecimento faz parte do dia-a-dia das pessoas, por isso, é impossível pensar em declínio da comunicação.
No entanto, ao longo do tempo, os meios e formatos informativos tiveram que ser adaptados de acordo com especificações de cada época. Atualmente, a assinatura é imprescindível para a sobrevivência e lucratividade de veículos, principalmente levando em conta a alta concorrência possibilitada pela internet.
Pensando nisso, como tornar a assinatura recorrente atraente e convencer o seu público a assinar o seu conteúdo? Separamos algumas dicas abaixo!
-
Planos de assinatura
O seu consumidor quer ter opções. Aliás, esse pode ser um dos principais motivos que o fazem pensar duas vezes antes de assinar o seu conteúdo. Os planos de assinatura permitem flexibilizar valores para que caibam no bolso do seu assinante, mas além disso, é uma ótima forma de oferecer e divulgar seus diferenciais.
Sendo assim, com planos de assinatura é possível diversificar e personalizar o conteúdo que seu público receberá, de acordo com seus interesses. Além disso, como pontuado, cada tipo de plano pode corresponder ao acesso a um dos seus diferenciais: seja o recebimento de uma newsletter exclusiva, seja o acesso a conteúdos exclusivos, a Clube de Vantagens, ou até outros tipos de benefícios. Falaremos mais sobre os diferenciais.
-
Aplicativo para celular
Cogitar ter um aplicativo para celular pode ser uma ótima alternativa! O uso de dispositivos móveis para acessar a internet está cada vez mais popular. Além disso, um app pode auxiliar em estratégias de fidelização, já que torna o retorno do usuário muito mais fácil.
Dentro da perspectiva da assinatura recorrente, o aplicativo pode ser uma plataforma de reunião de conteúdos exclusivos, de fácil acesso a estatísticas de uso, de controle e automatização da assinatura. Um baita diferencial!
-
Newsletter
A nova queridinha! A newsletter tem aparecido como tendência. Usualmente com recebimento na caixa de e-mail, ela auxilia na divulgação de notícias, novidades e diversos tipos e diferentes canais de conteúdo.
Pode ser um super diferencial. Como falado anteriormente, o recebimento da newsletter pode ser exclusivo para certos tipos de assinatura, oferecendo uma experiência ainda mais completa no recebimento de informações.
-
Parcerias
Uma alternativa de diferencial pouco utilizada, mas muito útil! Parcerias comerciais podem ser a chave para alavancar assinaturas. Isso porque, através de parcerias, tanto você, quanto a outra empresa e os consumidores sairão ganhando.
Pode ser parceria de desconto em produtos ou marcas que podem interessar o seu assinante, pode ser parceria de conteúdo com outras editorias ou produtores, pode ser parceria de acesso à outras plataformas… existe um mundo de possibilidades!
Fidelização de leitores, assinantes e consumidores
Assim como outros setores do mercado, quem trabalha com mídias já percebeu que atrair e reter o público consumidor não é tarefa fácil. Nos dias atuais, as pessoas buscam mais do que apenas a experiência de leitura, mais do que a experiência de assistir um filme, mais do que a experiência de acompanhar notícias.
Por isso, a estratégia de fidelização do público tem sido o caminho mais procurado para manter a lucratividade de revistas, jornais, publishers e produtores de conteúdo digital de um modo geral. Através de um público fiel, pode-se pensar também na retenção e na atração de novos consumidores.
No entanto, a fidelização é uma estratégia que requer muita atenção e investimento. Como pontuado anteriormente, o público consumidor espera cada vez mais das empresas. Não basta entregar apenas o seu serviço, o seu cliente quer mais que isso.
Pensar nessa relação se faz fundamental, e cultivar o relacionamento com o assinante em um sistema de recorrência é o primeiro passo para que a estratégia dê certo. Outras formas de entregar diferenciais, é colocar a experiência do cliente como máxima prioridade.
Para ter sucesso no seu sistema de assinatura, vale a pena investir na individualização da experiência para cada assinante, na personalização, na automação e no relacionamento com o seu consumidor, facilitando todo esse processo. Ao tornar a recorrência atraente, a sua estratégia de fidelização já estará meio caminho andado.
Esse conteúdo foi produzido pela equipe do Blog Rede Parcerias. Conheça como um Clube de Vantagens pode ajudar na sua estratégia.
Artigos relacionados

